#mudancasclimaticas #fazeradiferenca #saude

No dia em que o mundo escolheu para falar sobre conscientização em relação às mudanças climáticas, trazemos esse post para mostrar a você como nossa saúde pode ser afetada com o meio ambiente desequilibrado.

Saúde em risco

As variações climáticas colocam em risco não só o nosso ecossistema, mas nossa saúde, já que somos diretamente ligados e dependentes do equilíbrio de nosso habitat.

A própria Organização Mundial da Saúde já se manifestou sobre o assunto e afirmou que “um clima mais quente e mais variável ameaça provocar a elevação da concentração de alguns poluentes no ar, o aumento da transmissão de doenças por água impura e por alimentos contaminados, o comprometimento da produção agrícola em alguns dos países menos desenvolvidos e o aumento dos perigos típicos dos climas extremos”.

As alterações de temperatura também favorecem a propagação de doenças infecciosas, já que suas transmissões podem estar ligadas a ambientes mais quentes ou mais frios.

As crianças e os idosos são quem mais sofrem com as variações climáticas. As crianças porque ainda não têm a maturidade necessária no sistema de regulação de temperatura. E os idosos, porque têm um sistema imunológico mais baixo.

O que podemos fazer para melhorar isso?

Algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença. Consciência, responsabilidade e consumo sustentável são as palavras de ordem. Separamos algumas dicas importantes que, se postas em prática, ajudarão muito o nosso ecossistema:

– Diminua o uso do carro. Vá a pé ou de bicicleta sempre que puder.

– Recicle utensílios e descarte o lixo corretamente;

– Diminua o consumo de carne;

– Consuma menos energia;

– Reduzir o plástico, adote sacolas de lona e papel.

Leave a reply